36ª Festa Pomerana

09/01/2019  até  21/01/2019

Local do evento: Pavilhão de Eventos
O principal evento do calendário turístico do Município é a Festa Pomerana, realizada na segunda quinzena de Janeiro, no aniversário da cidade.

O principal evento do calendário turístico do Município é a Festa Pomerana, realizada na segunda quinzena de Janeiro, no aniversário da cidade. Criada em 1984, a Festa Pomerana tem como atrações os desfiles, apresentações de grupos folclóricos e bandas regionais, chopp e pratos da cozinha regional.

Desfiles Típicos
Prestigie as rainhas e princesas, os membros dos clubes de caça e tiro, os grupos de música, dança, teatro desfilando com seus trajes típicos pelas ruas da cidade! A atração sai da Rua 15 de Novembro, nas imediações da Igreja Luterana, e segue até o Parque de Eventos. O desfile acontece nas quintas e sextas às 19h, sábados às 18h e domingos às 9h30. Edições especiais na quartafeira (9) e segunda-feira (21), às 19h.

Competições Típicas
Brincadeiras gratuitas, abertas a todos os visitantes, testam habilidades que resgatam antigas práticas dos colonizadores. As provas são diárias, no masculino e feminino. Para participar, verifique os horários na Programação e se inscreva gratuitamente uma hora antes, no Pavilhão Cultural. Os vencedores de cada noite se classificam para as finais e concorrem a uma grandiosa premiação no último domingo da Festa.

Baumstammwettsägen (Serrador de Tora): dois parceiros utilizam uma serra dupla para serrar o tronco de madeira. Vence a dupla que serrar no menor tempo possível.

Holzhacker (Lenhador): o competidor precisa cortar um tronco de madeira com um machado. A classificação conforme o tempo gasto na execução da tarefa.

Alles Wurst (“É tudo linguiça”): é preciso comer um salsichão do tipo bock, em tamanho especial de 23 centímetros, no menor tempo possível.

Meterbier (Chope em metro): o competidor precisa beber 600ml de chope diretamente da tulipa, sem “babar” ou derramar a bebida. Vence quem cumprir a tarefa no menor tempo possível. Permitido apenas para maiores de 18 anos.

Fassrennen (Corrida do Barril): competição em dupla, que consiste em rolar um barril de alumínio, com capacidade de 50 litros, por uma “pista”. Um competidor faz o percurso de ida e o outro, de volta. Vence a dupla que realizar o percurso no menor tempo possível.

Tauziehen (Cabo de Guerra Alemão): consiste em uma corda trançada artesanalmente, que deve ser puxada por três competidores de cada lado. A equipe que puxar o grupo oponente contra a faixa do meio, ganha a competição.

Jogos dos Clubes de Caça e Tiro
No Pavilhão das Competições, há também jogos inspirados nas atividades típicas dos clubes de caça e tiro de Pomerode, com brindes para os melhores rendimentos.

Scheibenschiessen (Tiro ao Alvo): a mais tradicional competição pomerodense. Nela, o praticante tem direito a três tiros, na tentativa de acertar o centro do alvo.

Bolão de mesa: o visitante precisa arremessar uma bola e acertar nove pinos de madeira, que estão presos a uma corda. A brincadeira é inspirada no tradicional jogo de bolão, similar ao boliche, realizado pelos clubes de caça e tiro.

Vogelstechen (Pássaro ao Alvo): o participante arremessa um pássaro de madeira, preso por um pêndulo, na tentativa de acertar o alvo.

Fackelzug & Küchenmarsch
Ao anoitecer, o pátio do Parque de Eventos ganha uma tradição especial: a passagem do Fackelzug, ou desfile de tochas, acompanhada da Küchenmarsch ou dança das cozinheiras. A atração ocorre nos dias 11, 14, 16 e 18, às 21h.

Fackelzug: a tradição que remonta o tempo da colonização em Pomerode, época em que não havia energia elétrica e as festas eram iluminadas por tochas e lamparinas. Grupos de pessoas ficavam responsáveis por carregá-las pelas ruas, reunindo um cortejo iluminado que percorria as localidades.

Küchenmarsch: prática tradicional das festas de casamento, ainda hoje realizada em clubes do interior de Pomerode. Nela, cozinheiras, assadores de carne, músicos, padrinhos e demais envolvidos na preparação da recepção promovem uma dança após o jantar, em homenagem aos noivos.

Encontro Internacional de Tocadores de Bandoneon
O encontro ecoa melodias que, através de gerações, resguardam a singularidade deste instrumento musical que faz parte da história da imigração alemã. Este ano, o evento terá a participação de músicos de Eibenstock, cidade onde é situada a única fábrica de bandoneons da Alemanha. O encontro acontece no sábado, dia 19, das 13h às 17h, no Pavilhão Cultural.

Encontro de Tocadores de Teufelsgeige
O Teufelsgeige é um instrumento de percussão, conhecido também como violino do diabo, que foi trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães. Segundo a tradição, ele deve ser fabricado pelo próprio instrumentista. A atração acontece no domingo, dia 20, das 13h às 16h, no Pavilhão Cultural.

Encontro Nacional de Grupos Folclóricos
Mais de 20 grupos de danças de diferentes cidades e etnias vêm encantar a todos com inusitadas coreografias, trajes elegantes e a alegria contagiante dos dançarinos. A atração acontece no sábado 12/01, das 13h às 17h, no Pavilhão Cultural.

Danças folclóricas
As danças dos grupos folclóricos de Pomerode estão entre as atrações que diariamente encantam os visitantes no Pavilhão Cultural.

Bandas e Bandinhas
A música é um dos maiores expoentes da cultura alemã! Bandas, bandinhas e conjuntos musicais trazem os ritmos do passado de encontro ao presente, animando os palcos com apresentações de alta categoria.

Dia da Melhor Idade
Um dia inteiro de atividades é dedicado aos visitantes mais experientes. É oferecida muita música, dança e competições típicas especiais, inclusive com a coroação da realeza da Melhor Idade. A programação acontece na terça-feira, dia 15/01, das 10h às 18h.

Culto religioso em Plattdeutsch
A cerimônia luterana é realizada em Pommersches Plattdeutsch, língua pomerana falada pelos imigrantes. A celebração reflete a intensa religiosidade dos pomeranos e de seus descendentes, além de prestigiar a população que ainda cultiva o Plattdeutsch em seu cotidiano. O culto será no domingo 13, às 10h45, no Pavilhão Cultural.

Concursos de Delícias da Tradição Alemã
Uma competição que celebra receitas tradicionais, criadas e preparadas por moradores de Pomerode. A cada noite, pães, cucas, geleias e muitas outras estrelas da gastronomia germânica são degustados e julgados pelo voto do público, gratuitamente, no Pavilhão Cultural. Em conjunto, acontecem aulas show que ensinam o modo de preparo dos pratos.

Feira Comercial, Industrial e Artesanal
Oportunidade para boas compras e bons negócios, na Feira é possível conhecer e adquirir produtos de Pomerode. O espaço é coordenado pela Associação Empresarial de Pomerode (ACIP), junto ao Ginásio de Esportes.

Kinderplatz – Espaço Infantil
Neste espaço gratuito, as crianças se divertem na mais completa segurança, enquanto os adultos aproveitam as diversas atrações da festa. Nele, há brinquedoteca e atividades recreativas orientadas por monitores.

Em 2019, ocorre 36ª Festa Pomerana, de 09/01/2019 a 21/01/2019.

AGENDA DE EVENTOS

29/11/2018

Weihnachtsfest - Festa de Natal

Entrará em cena a decoração e iluminação especial que transportam adultos e crianças para o clima natalino.

09/01/2019

36ª Festa Pomerana

O principal evento do calendário turístico do Município é a Festa Pomerana, realizada na segunda quinzena de Janeiro, no aniversário da cidade.

21/03/2019

11ª Osterfest

A cidade mais alemã do Brasil veste um colorido todo especial para celebrar as mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães.