Ampliação do Zoológico de Pomerode deve ser concluída antes do programado

Segunda-Feira, 18 de Novembro - Ânimo resume o sentimento do administrador do Zoológico de Pomerode, Maurício Bruns, em relação ao andamento dos trabalhos de ampliação da tradicional atração da cidade. As obras começaram em 2015 e nos últimos dois anos, segundo ele, evoluíram o equivalente ao que estava previsto para oito anos.

A ampliação prevê triplicar a área do zoo, passando dos atuais 35 mil metros quadrados de área útil para pouco mais de 100 mil metros quadrados. A previsão era concluir os trabalhos entre 2030 e 2035, mas com o bom andamento das obras, Bruns prevê que tudo pode ser concluído entre 2025 e 2030. O investimento estimado é de R$ 30 milhões, sendo a maior parte com recursos da Fundação Hermann Weege, mantenedora do zoológico, e o restante com financiamentos. A fundação é uma entidade totalmente privada e sem fins lucrativos.

Espaço para animais
O principal objetivo da ampliação é dar mais conforto aos animais, ampliando o espaço em que eles vivem. A nova área dedicada aos elefantes, por exemplo, está em execução e terá 10 mil metros quadrados, incluindo um lago de 2,5 mil metros quadrados, cujo cálculo estrutural já está sendo elaborados por engenheiros contratados. Em seguida aos trabalhos devem se concentrar na planície que vai abrigar girafas, hipopótamos, zebras e avestruzes.

Assim que o espaço for concluído os animais serão deslocados para lá para garantir o bem-estar deles. Enquanto os acessos não forem construídos, os visitantes provavelmente ficarão um período sem poder admirar algumas espécies, mas telas devem ser instaladas em locais estratégicos para que eles possam acompanhar a rotina dos animais.

Muros e conforto
Outra parte da obra que está bem adiantada é o cercamento de todo o novo perímetro do zoológico. Aproximadamente 70% das placas pré-moldadas de 3,5 metros de altura que delimitarão os 100 mil metros quadrados já foram instaladas.

Na ampliação também serão construídos uma nova sala para os motoristas de ônibus de excursões, espaço para geradores, transformadores, além de um sistema de captação de água da chuva e outras melhorias, tanto para os visitantes quanto para os funcionários.

Esgoto
A preocupação com o bem-estar chegou até mesmo no córrego que corta o zoo de Pomerode. O curso d’água recebia o esgoto de algumas casas que ficam nos arredores da atração. Para garantir a qualidade da água o zoológico providenciou a tubulação para captar esse esgoto de mais de 10 casas e construiu um sistema de fossa e filtro para tratar a água contaminada. De alguma forma, para cuidar dos animais acabou dando uma força para os vizinhos.

Energia sustentável
Outra ação importante na ampliação do zoológico é a opção por gerar parte da energia consumida a partir da luz do sol. Um dos novos estacionamentos que serão criados terá cobertura e nela serão instaladas 700 placas fotovoltaicas.

Tudo deve estar concluído no primeiro trimestre do próximo ano. O investimento só na geração de energia é de aproximadamente R$ 1 milhão.

(Foto: Divulgação, Zoo de Pomerode)
Fonte: NSC Total

AGENDA DE EVENTOS

13/01/2021

38ª Festa Pomerana

A 38ª Festa Pomerana já tem data para acontecer: será de 13 a 24 de janeiro de 2021. Anote na agenda!

11/02/2021

Osterfest

A Páscoa mais alemã do Brasil te aguarda! Anote na agenda: De 11 de Fevereiro a 4 de Abril de 2021.

17/04/2021

Desafio dos Rochas 

Para os amantes de Moutain Bike, Pomerode também possui o cenário e competições perfeitos.