Bluesman Henry Gray"/><span style="line-height: 18px;">Bluesman Henry Gray</span>

Bluesman Henry Gray

Quinta-Feira, 09 de Julho - Quando o bluesman Henry Gray começou a tocar piano, era 1935. Ele tinha 10 anos e vivia na pequena cidade de Kenner, na Louisiana, região sul dos Estados Unidos, território em que nasceram o jazz e o blues, pouco tempo antes, às margens do Rio Mississippi.

Tocar o blues era proibido na casa da família Gray, mas isso não foi um problema para o pequeno Henry.

"Ele [o blues] era considerado ‘música do diabo'. Então eu tinha que fugir para a casa de uma velhinha que foi quem me ensinou a tocar piano de verdade", diz Gray.

O pianista de 90 anos faz um único concerto nesta quinta-feira (09), na Wox Club, no Centro de Pomerode em frente ao Pavilhão de Eventos Municipal, o acesso é free para todos, a casa abre as 20h e o show tem ínicio ás 22h.

"Eu vou tocar alguns blues para que o público possa ‘sentir'. E também alguns boogies para quem quiser dançar. Se o público se diverte, eu também me divirto e vou fazer de tudo para isso acontecer", diz.

Gray se apresenta em Pomerode com a banda Jelly Rol Boys da Argentina.

Com mais de 70 anos de carreira profissional - começou a se apresentar logo após a Segunda Guerra Mundial -, Gray é um dos últimos ícones da primeira geração do blues que ainda está vivo e na ativa.

"O segredo é que o blues é um sentimento, por isso nunca vai morrer. É claro que ele foi mudando - já não se toca o blues como antigamente", diz o pianista. Talvez essa última afirmação só não valha para ele mesmo.

Em sua trajetória, Henry Gray trabalhou com pesos pesados como Howlin' Wolf e Muddy Waters, entre muitos outros.

Gray estava ao piano na noite em que o guitarrista Elmore James sofreu um enfarto e morreu no palco. E gravou pela primeira vez em 1952, acompanhando o bluesman Jimmy Rogers, no Chess Records (lendário estúdio retratado no filme "Cadillac Records", de 2008, estrelado pela Beyoncé).

Um ano mais tarde, em 1953, também no Chess, Gray gravou o primeiro de seus dez álbuns.

Quem assistir à apresentação de Gray nesta quinta vai, de certa forma, participar da história do blues.

Henry já está na cidade e na noite de ontem deu uma palhinha aos visitantes e turistas que estavam presentes na primeira noite do 11º Festival Gastronômico de Pomerode.

Fonte: Jornal de Pomerode

AGENDA DE EVENTOS

06/12/2019

13º VolksFriends

Nos dias 06, 07 e 08 de dezembro de 2019, Pomerode recebe o Volksfriends, Encontro de Fuscas e Derivados.

15/01/2020

37° Festa Pomerana

A 37ª Festa Pomerana já tem data para acontecer: será de 15 a 26 de janeiro de 2020. Anote na agenda!

06/03/2020

Encontro de Carros Antigos

E se dizem que o brasileiro é apaixonado por carros, é em Pomerode que eles se reúnem para comprovar isso.