Festa Pomerana 2019

Sexta-Feira, 11 de Janeiro - Neste ano, a cidade mais alemã do Brasil comemora 60 anos de emancipação político-administrativa. Serão 13 dias de celebração com a 36° Edição da Festa Pomerana, que começa nessa quarta-feira, dia 9. Cerca de 80 mil pessoas são esperadas, entre elas moradores da região e turistas interessados nos costumes da cidade.

Conheça as principais atrações da festa:

Concurso de Delícias da Tradição Alemã
Neste ano, além do Concurso julgado pelo público, o evento vai oferecer aulas gratuitas de receitas vencedoras de edições anteriores. Todas as noites os visitantes podem degustar geleias, cucas, bolinhos de carne, Strudels, cervejas caseiras, bolachas de natal, pães, licores, recheio de marreco e o tradicional Heringsbrot, mais conhecido como pão com sardinha. Ao fim da festa, os melhores de cada categoria serão premiados.

Gastronomia
Neste ano a área gastronômica Biergarten também foi aumentada, para melhor atender o público. Além de contar com um cardápio especial para visitantes com alergia a glúten e intolerância à lactose.

O chope oficial da edição leva assinatura da Cervejaria Schornstein, de Pomerode. As marcas regionais Opa Bier, Bierland e Borck também serão servidas.

Encontro Internacional de Tocadores de Bandoneon
Além dos músicos do Valeu Europeu, esta edição contará com a presença de tocadores da cidade de Eibenstock, a última da Alemanha a fabricar bandoneons. Os instrumentos de cada um dos 10 integrantes são exclusivos e foram produzidos artesanalmente por eles mesmos. Um único bandoneon pode chegar a custar 10 mil euros.

Outro som presente na festa é do Teufelsgeige, conhecido como “violino do diabo”. O instrumento de percussão foi trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães e deve ser fabricado pelo próprio músico.

Celebração das tradições
Já nesta quarta-feira às 19h acontece o primeiro desfile típico, que sai da rua 15 de Novembro, nas imediações da Igreja Luterana, e segue até o Parque de Eventos. O tema deste ano não poderia ser outro. “Pomerode – 60 anos de Tradição”. Participam a realeza da festa, integrantes dos clubes de caça e tiro, grupos de música, de dança e de teatro desfilando com seus trajes típicos para alegria de turistas e moradores. Os desfiles ainda acontecem nas quintas e sextas, às 19h, sábados, às 18h, e domingos às 9h30. Além de uma última apresentação especial no último dia da festa, 21, às 19h.

No sábado, dia 12, acontece o Encontro de Grupos Folclóricos no Pavilhão Cultural. Os 20 grupos de diferentes cidades e etnias se apresentam entre as 13h e as 17h.

Outra atração esperada é o culto em PommerschesPlattdeutsch, língua pomerana falada pelos imigrantes. A celebração acontece no dia 13 de janeiro, às 10h45, no Pavilhão Cultural.

Ao anoitecer, o Parque de Eventos ganha luz pelo desfile de tochas, o Fackelzug. O cortejo é acompanhado da Küchenmarsch, ou dança das cozinheiras, uma prática tradicional das festas de casamento. Dias 11, 14, 16 e 18/1, às 21h.

Ingressos
No primeiro dia, 9 de janeiro, a entrada é gratuita.

Nas segundas e terças não é preciso comprar ingresos. Nas quarta, quintas e domingos o ingresso custa R$12. Já nas sextas e sábados o valor é de R$30. Os tickets são adquiridos no local.

O meio ingresso vale para estudantes, professores, pessoas acima de 60 anos, portadores de deficiência, doadores de sangue registrados e beneficiários do ID Jovem.

Diariamente haverá gratuidade para visitantes de traje típico completo e crianças até 12 anos. Para consultar o regulamento para o acesso com traje, consulte o site da festa.

A 36ª Festa Pomerana começa no dia 9 e vai até o dia 21 de janeiro e acontece no Parque Municipal de Eventos de Pomerode.

Foto: Daniel Zimmermann/Festa Pomerana
Fonte: omunicipioblumenau

AGENDA DE EVENTOS

25/06/2019

Semana do Imigrante

Semana do Imigrante traz atividades gratuitas no Centro Cultural! Exposições e passeio ciclístico, estão entre as atividades!

03/07/2019

15ª Festival Gastronômico de Pomerode

Em meio a espaços repletos de muito charme e requinte, são oferecidos cardápios diferenciados.

27/07/2019

9ª Caminhada Noturna da Rota do Enxaimel

Venha participar da Caminhada Noturna da Rota do Enxaimel, são belas paisagens!